segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Rizotto de couve lombarda e salsichas frescas


Este foi o meu primeiro ensaio de rizotto!!

Ao tempo que andava tentada a aventurar-me por este sabor. Li muitas receitas, dei atenção ás notas pessoais nos blogs que visitei, comprei os ingredientes, li as instruções da embalagem do arroz arbóreo, e finalmente deitei mãos à obra.

Não segui nenhuma receita de rizotto das que pesquisei, ou das que tenho em livros, decidi fazer uma receita simples de arroz que normalmente faço, mas com arroz arbóreo e juntando alguns ingredientes que são quase sempre constantes no rizotto, tal como o vinho e o queijo.

Acho que tomei a decisão certa, pois já conhecendo o resultado final da receita, em textura e sabor, foi mais fácil e muito emocionante fazer depois a comparação.

Afinal, a nossa gastronomia tradicional tem muitas receitas de arroz que podem ser confeccionadas desta maneira, todas as receitas que conhecemos e que chamamos de arroz “malandrinho” são adequadas ao arroz arbóreo. Por exemplo: o arroz de pato ou outra ave, (dês de que não vá ao forno), o arroz de polvo de marisco de bacalhau ou outro peixe, no fundo o nosso tão português arroz carolino deve ser “parente” do italiano arbóreo.
(Qualquer dia ainda me arrisco a fazer arroz doce.)


Usei:

4 salsichas frescas
½ embalagem de bacon em cubos
2 cenouras raladas
½ couve lombarda em Juliana
1 fio de azeite
1 chávena de chá de arroz arbóreo
1 copo de vinho branco
1 pedaço de queijo parmesão ralado
1 noz de margarina vegetal
1 pitada de noz-moscada
1 litro de caldo de carne
1 chalota picada

Fiz assim:

Cortei as salsichas em pedaços e salteei-as no azeite juntamente com o bacon.
Adicionei a chalota e deixei alourar um pouco.
Juntei a cenoura e a couve, e tapei para deixar suar os legumes durante mais ou menos 5 minutos.

Temperei com uma pitada de noz-moscada e quando voltou a estar bem quente adicionei o arroz, envolvi e deixei o arroz absorver os sucos dos legumes.
Reguei com o vinho e deixei evaporar.
Fui então deitando conchas de caldo à medida que o mesmo ia evaporando, passados mais ou menos 20 minutos o arroz estava na consistência ideal.
Rectifiquei os temperos.
Retirei do lume, juntei a margarina e o queijo, envolvi cuidadosamente e servi de imediato.

Notas:

Não menciono o sal, porque o caldo estava temperado e o bacon fica salgado depois de salteado.
Uma técnica excelente para cortar as salsichas frescas de maneira que elas não se desmanchem é usar uma tesoura.
O queijo parmesão que se vende já ralado, não é o ideal para o rizotto, deve ralar-se o queijo na hora.
Uso sempre caldos caseiros que preparo quando surge a oportunidade, congelo e depois vou usando.

16 comentários:

  1. Esse risotto parece muito saboroso! :-)

    ResponderEliminar
  2. Antigamente ninguém se preocupava se comia ou não enchidos e se eles faziam mal.
    Hoje, com os conhecimentos que se vão adquirindo, vamos ganhando novos hábitos alimentares(nem sempre os mais saudáveis, é certo!).
    Por isso tento não incluir este ou aquele alimento.É o caso das salsichas (frescas os não frescas) e chouriços, morcelas e Cª lda.
    Contudo , considero que são alimentos de alto sabor e dos quais gostamos.
    boa semana

    ResponderEliminar
  3. Risoto é uma das minhas paixões e seu ficou tão bonito!! Está na listinha!! :)

    ResponderEliminar
  4. Oi amiga o seu rizotto está uma delicia pena que eu não possa provar.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  5. Que fominha que deu agora, está maravilhoso este risoto.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo seu risotto! Parace muito gostoso! bjo, Nina.

    ResponderEliminar
  7. opa, pensamos no mesmo menu! :-) gostei muito dos ingredientes da sua receita. Um beijo, Marizé!

    ResponderEliminar
  8. ficou muito bem esteteu risoto k maravilha............

    bjokas

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela visita! Vou já adiciona-la aos meus blosgs visitados. não a conhecia com muita pena minha porque tem umas receitas com optimo aspecto!
    bjs

    ResponderEliminar
  10. nhammmm amo risoto! e obrigada pela vista no meu blog! já esta nos favoritos. bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro rizottos, mas sempre acho que os meus deixam um pouco a desejar.
    O seu ficou lindo, e com o friozinho que está aqui no Rio hoje, ele cairia muito bem...
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá Marizé,
    Deve ter ficado delicioso esse risotto. Já não como salsichas frescas há anos...
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Essa sua receitinha de Risoto é ótima!E o aspecto está maravilhoso!

    ResponderEliminar
  14. Elvira: Eu achei que estava bom, mas como foi o meu primogénito não posso comparar. Obrigada

    Turbolenta: Faz muito bem em preocupar-se com o que come, pois: "somos o que comemos".

    Eliana: Infelizmente demorei muito tempo a provar, agora espero recuperar o tempo perdido e repetir, pois tb gostei muito.

    Natércia: Obrigada amiga, ainda bem que gostou.

    Dinha: Pois... não é aconselhável percorrer a nossa lista de blogs a sentir fome (ou sim), pois dá vontade de provar tudo. Obrigada volte sempre.

    Marcel: Estave de facto saboroso. Beijocas

    Fezoca: Pois foi, que giro!!!

    Belinha: Obrigada pela sua simpatia.

    Anette e Janna: Bem vindas, tb já actualizei os meus links. Voltem sempre.

    Dani: Fico á espera de uma receita vinda da sua cozinha.

    Lidia: Tb não é vulgar eu comer salsichas, mas desta vez calhou.

    Nani: Obrigada, ainda bem que gostou. Bem vinda!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Vim espreitar o teu risotto com salsichas...
    Uau... super requintado, devia tr vindo antes de fazer o meu...

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.