segunda-feira, 24 de março de 2008

Pão milionário

Pura tentação! È o que me ocorre para descrever estes doces.
Não é daquelas coisas que ficam prontas em três tempos, nem que se saboreiem assim que saiam do forno, pelo contrário, no dia seguinte é que estão no ponto.
Se os fizerem para servir com o café no final de uma refeição, essa até poderia ter sido uns ovos estrelados, e passará a ter o estatuto de memorável.
Mais uma receita do livro de biscoitos “le cordon blue”.

Versão de impressão e arquivo desta receita: aqui



Usei:

Base

120g de manteiga sem sal
180g de farinha
60g de açúcar mascavado claro

Caramelo

120g de açúcar mascavado claro
120g de manteiga
2 c de sopa de mel
1 lata de leite condensado

Cobertura

1 c de chá de manteiga com sal
250 g chocolate amargo

Fiz assim:

Base:

Mistura-se bem o açúcar com a manteiga derretida, junta-se a farinha e trabalha-se um pouco. Reserve enquanto prepara a forma.
Unte um tabuleiro quadrado ou rectangular e forre com papel vegetal.
Espalme um pouco a massa, transfira para a forma, e com a ajuda das mãos ou com as costas de uma colher, “forre” o fundo com a massa. A massa é muito quebradiça do tipo, massa areada pastosa, se partir vá fazendo remendos que com a cozedura não se notarão e a massa fica perfeitamente ligada.
Pique o fundo com um garfo, e leve ao forno pré aquecido a 180º durante mais ou menos ½ hora.
Retire do forno, e deixe arrefecer completamente dentro da forma.

Caramelo:

Juntam-se todos os ingredientes dentro de um tacho de fundo espesso, misture e leve ao lume até fazer ponto de estrada.
Verta sobre a base de bolacha, e deixe arrefecer completamente.

Cobertura:

Derrete-se o chocolate e a manteiga em banho-maria até ficar liso e brilhante.
Verte-se sobre o caramelo, e mais uma vez se deixa arrefecer completamente.
Depois de solidificado, (melhor será no dia seguinte), desenforme puxando pelo papel vegetal com as duas mãos, e com uma faca aquecida em água quente, corte quadrados pequenos.

Notas:

O ideal é usar uma forma quadrada de mola.
Se deixar a arrefecer no frigorífico, faça-o apenas até solidificar a cobertura de chocolate, conforme já disse anteriormente, o chocolate ficando no frio muito tempo, perde qualidade.
Sugestão: corte em quadradinhos pequenos e coloque em formas de papel frisado.
O talentoso
virtual chef já nos deu também a conhecer estes doces.

34 comentários:

  1. Oi Marize
    teu pao milionario ficou lindo e com certeza muito saboroso. espero que tua pascoa tenha sido maravilhosa.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Marizé! Como foi de Páscoa? Teu pão milionário ficou fabuloso! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Marizé! Ficou lindo o teu pão milionário e relamente é uma maravilha. Também já fiz e tenho a receita lá no meu blog. Foi das primeiras receitas que fiz, quando o meu blog ainda estava a dar os primeiros passos.

    Espero que tenhas tido uma Páscoa muito feliz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Marizé, que pecado! Faz tempo que estou de olho na receita do virtual chef e agora nessa sua também! :)

    ResponderEliminar
  5. Que maldade...estou aqui a babar por esses bolinhos e sem poder comê-los!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Nossa, que caramelo lindo!
    Deu água na boca...

    Beijão querida!

    Leandro
    www.cozinhapequena.com

    ResponderEliminar
  7. Sempre vejo estas barrinhas nos blogs em inglês mas não sabia o nome delas em português - parecem deliciosas, Marizé!

    ResponderEliminar
  8. Marizé-do-céu, o que-que-é-isso???
    Você quebrou minhas pernas.... aiai isso deve ser bom demais! só de olhar já fiquei aqui imaginando sabores e texturas...

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Marize, o pão está fantástico!!!!
    Sua páscoa deve ter sido maravilhosa!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  10. Olá Marizé, espero que a Páscoa tenha sido boa.
    Já tinha visto a receita só que nunca fiz. Agora fiquei com mais vontade de experimentar! O pão ficou lindo, digno de uma pastelaria fina!

    bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  11. HUM! gostei da dica sobre desenformar antes de endurecer completamente. Já deixei ficar bem dura e quebrou tudo na hora de cortar...
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  12. Menina, ficou chique demais!!!
    Já anotei pra em breve colocar em prática.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Um pão bem diferente e tentador.
    Vou experimentar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Deve ser muito bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Menina isso é muito para as minhas forças maravilhoso um beijo. Natércia:))

    ResponderEliminar
  16. Marizé, milionário?!?! Esse pão pelo aspecto e consigo imaginar pelo sabor é bilionário!!! Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  17. Meu Deuuuuuuuuuuuuuusssss!!!
    Esses bolos devem ser absolutamente demais (já fui a correr buscar um chocolate ao frigorifico)!!!

    Um beijinho amigo,
    Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. nossa marizé vc semrpe me surpreende com uam delicia amsi delciia doq \a anterior...como consegue??? bjs

    ResponderEliminar
  19. Marizé, eu também acho que ele é mais Multimilionário, ehhhhh ... :)

    Bjo querida Adorei :)

    ResponderEliminar
  20. forma quadrada de mola??? nunca vi semelhante coisa... só conheço das redondas...
    gostei muito desta receita.. já se comiam 2 ou 3 quadradinhos (pequeninos, claro.... ai, ai a minha dieta)

    ResponderEliminar
  21. Ficou muito bonito e deve ser uma perdição :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Que coisa mais linda, adorei as camadinhas! Como foi de Páscoa? Aqui tudo bem, voltando aos poucos à vida blogueira, hehe, ainda devendo as dicas da crockpot... não me esqueci... Bjs!

    ResponderEliminar
  23. Que lindo pão milionario...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  24. Ave Maria!!! Que loucura, que maravilha, que tentação...

    Eu quero!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  25. Receitas maravilhosas e fotos tentadoras... dão água na boca! Parabéns amei seu blog!

    bjs Anita.

    ResponderEliminar
  26. Ai, Marizé, o que é ponto de estrada?

    ResponderEliminar
  27. Marizé , coisa de louco este pão!!!!Preciso fazer com certeza!!!! Bjks e ´ótima semana!!

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha, parece trabalhoso,mas pero que no mucho...vale tentar...

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  29. FIQUEI BABANDO, ESTÁ LINDO,TENHO QUE COPIAR. BEIJINHOS.

    ResponderEliminar
  30. Tem um dourado lindo, Marizé, por isso o nome?

    Deve ser delicioso e sofisticado. Será que me atrevo a fazê-lo?


    bjs

    ResponderEliminar
  31. São realmente de perder a cabeça! E ficam tão lindinhos!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  32. que pão é esse, minha gente!
    ah se eu pudesse pegar um pedacinho que seja...

    ResponderEliminar
  33. Milionário é pouco má que delicia ah vou ter de fazer ná... beijos

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.