sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mousse de chocolate com coentros e noz-moscada

A tentação surge de todos os lados, e quando menos esperamos.
Há algum tempo atrás o meu irmão falava-me de um Petit gateau de chocolate com coentros, depois foi a
Cris que me tentou com um chocolate temperado.
Eu fui tentando controlar-me e estava a conseguir, mas eis que a maldita televisão me atinge com um golpe certeiro de publicidade a um gelado de chocolate com chilli.
Sucumbi! Corri para a cozinha e saiu esta perdição dos sentidos do olfacto e paladar.
Incrédulos? Só provando é que se poderão converter.

Clique aqui para a versão de impressão e arquivo desta receita

Usei:

8 Ovos
200 g de chocolate com 70% cacau
85g manteiga sem sal
150 g de açúcar branco fino
50g de açúcar em pó
1 pitada de sal
½ c chá de noz-moscada ralada na hora
½ c chá de sementes de coentro moídas na hora
Canela em pó para polvilhar

Fiz assim:

Derrete-se o chocolate e a manteiga em banho-maria. Retira-se, e deixa-se amornar.
Separam-se as gemas das claras.
Colocam-se as gemas numa tigela resistente ao calor e sobre a água quente do banho-maria.
Junta-se o açúcar e bate-se bem, sempre sobre o calor até ficar uma mistura cremosa e fofa. Retire a tigela do calor e bata mais um pouco até amornar.
Junta-se uma colher de chocolate e mistura-se, junta-se depois o restante chocolate e envolve-se bem.
Tempere com as especiarias, e misture.
Bata as claras com o sal, e quando começarem a subir, junte o açúcar em pó em chuva e de uma só vez. Continue a bater até ficarem firmes.
Junte uma colher de claras à mistura de chocolate, e envolva cuidadosamente com uma espátula de borracha ou silicone. Vai-se envolvendo a pouco e pouco até esgotar as claras.
Deita-se em taças individuais ou em taça grande, e vai ao frigorífico até fixar.
Serve-se polvilhado com canela em pó.

Notas:

Use a sua receita de mousse, e simplesmente tempere com a sua especiaria preferida.
Na minha opinião a noz-moscada ou a macis (mace ou flor de noz moscada) é das que melhor realçam o chocolate.
Ouse polvilhar noz-moscada na sua chávena de capuccino e delicie-se!


34 comentários:

  1. Ah, a dita mousse de que falaste! Tem muito bom aspecto e deixou-me muito curiosa! Já ando para aqui a sonhar com mousse de chocolate com alecrim... Não ligues, eu é que ando viciada em alecrim :)

    Beijão *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Marizé só tenho uma palavra para descrever esta mousse de chocolate: Perfeita!
    Receita anotadíssima pois então e para experimentar em breve.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tu realmente não tens mesmo vergonha nenhuma!!! Teres aqui uma delícia dessas, a uma hora destas e eu ainda ter de esperar mais de uma hora para ir almoçar!! Mázona!!! Eheheheh!Beijocas e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Diferente esta mousse. Vou experimentar mas "cortando"nos açucares pois eu na mousse nunca ponho açúcar.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Menina isso deve ter ficado 5 estrelas adorei um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    Cada vez estou mais convencida de que não sou só eu a "spice girl". Acho que podemos formar um dueto!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. O uso do coentro na mousse pra mim foi inusitado, está linda essa mousse!

    ResponderEliminar
  8. Rendi-me com este aspécto só pode ser divino...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  9. E chocolate quente, feito com chocolate amargo, com uma pimentinha, é tudo de bom!!!

    Este com noz-moscada chamou-me a atenção!! Hummmmm, que vontade louca de experimentar!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. que beleza!!! deve ter ficado realmente muito muuuiiito bom!!!

    esses dias fiz um chocolate quente bem condimentado, fica delicioso tbm.

    ResponderEliminar
  11. Os potinhos ficaram um charme.
    E devem ser perfumados... chocolate + coentro + noz moscada...

    ResponderEliminar
  12. Cá está atal... Por mim, acho que deve mesmo valer a pena experimentar. Deve ser diferente e de sabor divinal. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Marizé... não sei não...
    misturar especiarias na mousse?
    se dizes que é bom eu acredito mas não sei se era capaz de fazer uma mistura destas em casa.

    ResponderEliminar
  14. Hummmm!!!!esta tabém merece ser degustada est fim de semana

    ResponderEliminar
  15. A Marizé é uma verdadeira caixinha de surpresas... anda sempre uns passos valentes mais à frente!
    Adorei!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Realmente deve ficar saboroso, com esta mistura bem condimentada... hehehe

    beijos

    ResponderEliminar
  17. Tai uma coisa que eu nunca tinha pensado!!!
    Mas com certeza quero experimentar^^
    Kisss

    ResponderEliminar
  18. Marizé, sabe que eu tenho macis em casa e nunca tinha usado pra nada ! E os Tachos estão cada vez mais de Ensaio mesmo ! Muito bom !

    ResponderEliminar
  19. Aii... o que eu gostava de viver aí perto e sentir o cheirinho destas delicias. Assaltava a tua cozinha todos os dias ;-)

    ResponderEliminar
  20. Muito original D. Marizé!
    Beijinhos enooooooooooormes

    ResponderEliminar
  21. Que espectáculo..chocolate e coentros! NUnca me atreveria se tu não postasses esta receita!!

    ResponderEliminar
  22. Muito original!

    Fiquei tentada a fazer com hortelã :)

    ResponderEliminar
  23. Realmente com tantas especiarias só falta mesmo o piri-piri da foto, achei divinal,;)

    ResponderEliminar
  24. A marizé realmente chocolate com especiarias e aromas diferentes é demais mesmo , essa mousse deve etr ficado uma delicia...
    beijos e Feliz dia da mães

    ResponderEliminar
  25. Esta mousse deixou-me sem palavras :)
    Juntar coentros e noz moscada à mousse é realmente originalíssimo.
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Muito original esta mousse,
    rendi-me...

    Marizé deixei um miminho para si no meu blog!
    bjinho

    ResponderEliminar
  27. Para além de original, deve mesmo ficar de sabor especial. Gostei particularmente da ideia da noz-moscada porque adoro! Bora lá formar o tal dueto com a Pipoka! Quero ver!!! ahahah

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. OI Marize, acho que voce esta me atentando tb embora nao goste de coentro. o gosto de coentro fica bem acentuado?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Adorei!!!O golpe me atingiu tb!!!A idéia de acrescentar a especiaria de preferência...ai...vou ter que fazer várias receitas:-)bjs

    ResponderEliminar
  30. Eu estava esperando ansiosamente por esta receita... ficou linda!!! Sabe que só este ano meus olhos se abriram para os chocolates condimentados... estou amando esta descoberta!

    ResponderEliminar
  31. Deixei um mimo para si no meu blog. Não é tão doce com esta mousse, mas é uma forma de dizer que passo por aqui muitas vezes e gosto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Bem tem um optimo aspecto!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.