quarta-feira, 9 de julho de 2008

Frango marinado em hortelã

Quem mais ordena no meu jardim de ervas aromáticas é a hortelã, em todas as suas subespécies ela invade tudo e teima em destacar-se de entre as outras habitantes do jardim, tanto em estatura como em aroma.
A menta chocolate está tão alta que os meus gatos escondem-se dentro dela em busca de frescura e de insectos.
Este frango reflecte a frescura da hortelã e combina-a com o limão.
Uma receita saudável, deliciosa e fácil q.b.



Versão de impressão / arquivo desta receita: aquiUsei:

1 Frango em pedaços
1 Ramo de hortelã
3 Dentes de alho
1 Limão (sumo)
Sal pimenta q.b.
1 Fio de azeite

Fiz assim:

Retirei as peles e gorduras mais grossas ao frango.
No almofariz pisei o alho com o sal, juntei a hortelã picada, pisei mais um pouco até fazer uma pasta e juntei o sumo de limão.
Coloquei o frango num saco de congelação, e por cima deitei a marinada. Envolvi bem e fechei o saco retirando-lhe o ar.
Reservar no frigorífico pelo menos durante 1 hora.
Coloquei os pedaços de frango num tabuleiro, reguei com a marinada e um fio de azeite, e foi ao forno pré aquecido a 180º até ficar assado.
Servi com batatas assadas.

Notas:

Para ver se o frango está assado, espete um palito numas das partes mais grossas, por exemplo a coxa, se sair um liquido claro é porque está pronto, se pelo contrário o liquido for ensanguentado, deixe passar mais um pouco.

28 comentários:

  1. Mas que boa combinação, deve ficar optimo! Eu também já tentei plantar hortelã, mas tem morrido toda com o calor... :(

    ResponderEliminar
  2. Marizé, sempre com receitas maravilhosas. Gosto muito de frango assado com sabor a limão, adorei esta marinada. Irei experimentar =)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Marizé,

    O que é menta chocolate?

    LPontes

    ResponderEliminar
  4. Bela ideia, nunca me tinha lembrado de adicionar hortelã ao frango e eu tenho tanta no meu quintal!
    O teu frango ficou douradinho e com um aspecto tão suculento...

    ResponderEliminar
  5. Este frango é uma deliciosa sugestão para usar essa erva tão perfumada. Eu tenho na horta hortelã comum e hotelã pimenta mas a menta chocolate não conheço, se puderes, mostra-me qual é, fiquei curiosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que delicioso franguinho.Eu na minha mini horta tenho hortelã.Guardei a receita.Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Mas que boa marinada! Tenho um cantinho com hortelã no meu jardim que também está lindo! Não conheço a menta-chocolate...onde se pode arranjar?

    ResponderEliminar
  8. tu perdes-te com os perfumes das ervas aromáticas e das especiarias, não é?
    ainda hoje publiquei uma receita em que falei em ti, pois tem a tua cara.

    esta receita de frango é óptima e ainda por cima está confeccionada de uma forma muito saudável.

    ResponderEliminar
  9. Marizé que maneira deliciosa de preparar o franguinho. Como bem sabes o frango é a minha carne preferida e esta sugestão é óptima.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Menina, qualquer dia desses, vc te que postar uma foto do seu canteiro de ervas...

    ResponderEliminar
  11. As tuas ervinhas deixam-me toda invejosa...mas será por pouco tempo, não é?

    Quanto ao frango, deve ter ficado um pitéu!

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Marizé a hortelã também não falta no meu quintal, e este frango não me vai escapar adorei. Um bjo Natércia...

    ResponderEliminar
  13. Mais que belo prato!!!
    E este marinado uma delícia.
    Bjks

    ResponderEliminar
  14. Descobri os encantos da hortelã há bem pouquinho...
    Estou encantada com este frango!
    Tal como o Luís, tenho de perguntar: a menta chocolate é diferente da hortelã normal? já estou a imaginar uma planta a dar after-eight... gatos sortudos os teus!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. para mim uma receita nova e interessante. fico imaginando o sabor.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. O meu gato adora o meu canteiro das aromáticas. Está sempre no meio da "selva". A hortelã é uma "espaçosa" como eu costumo dizer :)
    Este frango tão douradinho deve ter ficado super suculento...

    ResponderEliminar
  17. Alguns dias sem passar por aqui e quanta coisa perdi.... magnífico esse frango no hortelã.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Sorte a sua ter hortelã em casa.Aquí não falta, mas tenho que comprar, lavo bem , desenfecto, passo pela centrífuga(secar)e guardo as folhas num pote bem fechado na geladeira, e uso-as para chá diariamente e as vezes preparações salgada árabe.A próxima penosa que pintar aquí, vai pro forno com hortelã, fiquei curiosa.Bjss

    ResponderEliminar
  19. Marizé que frango delicioso,o sabor da hortelã deve dar-lhe um sabor magnífico...Adoro a hortelã.

    Tb vou perguntar se a hortelã normal não é a mesma que a marizé apresenta,(menta chocolate)não conheço.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  20. Simples e gostoso!
    Meu sonho é ter um canteiro de ervas. Sonho com as hortelãs...
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  21. Resolvi transformar a floreira do escritório em jardim de condimentos. Tenho já hortelã, salsa, coentro, e hoje vou fazer uma nova incursão aos vasos das ervas aromáticas.
    Adorei o seu frango, esta divino.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  22. Lpontes, mónica, cláudia, anna e Janeca:
    A menta chocolate é uma menta tal como a hortelã, tem a folha lisa de um verde muito escuro o aroma e sabor é mais intenso e o caule é vermelho escuro quase castanho.
    Cláudia: onde encontrar?! Bem é pedir uma muda a alguém que tenha, ou procurar sementes em lojas especializadas.
    Agdah: Nas publicações sobre o aniversário do Tachos de ensaio, aparece uma amostra do meu cantinho de ervas.
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. Marizé, arrasou no frango!!!

    Também amo utilizar hortelã nos pratos!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  24. Esta marinada é bárbara! O frango deve ficar saborosíssimo. Bjs

    ResponderEliminar
  25. Este primor de delicia...outra anotada!

    ResponderEliminar
  26. Marizé, na minha horta também o hortelã é o mais saidinho. Invade tudo e tenho que ficar encontrando novas maneiras de utilizá-lo. Esta marinada está anotada . bj

    ResponderEliminar
  27. Amei a receita, a combinação fica realmente perfeita!
    Dá uma fome...!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Que boa idéia! Vou fazer aqui em casa (mas acho que o meu hortelã vai sair do mercado, mesmo - o meu pé de hortelã está num morre-não-morre danado).

    Beijos!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.