segunda-feira, 21 de julho de 2008

Salada de bulgur com arandos secos

Depois de ter feito os queques de arando e laranja, sobrou uma mão cheia de arandos secos, (dry cramberries), depois do ensaio doce, queria agora provar os arandos numa receita salgada.
Decidi-me por uma salada, pois nesta altura do ano elas são presença constante à mesa.
Ainda bem, gostei muito, ao ponto de não vos ser capaz de dizer se a minha preferência vai para o doce ou para o salgado.
Não coloquei nenhum molho, pois para mim ficou perfeito assim, apenas o sabor do azeite com as cebolinhas e o sumo de limão a temperar os frutos secos e bulgur que esteve quase a ser trocado pelo trigo-sarraceno.

Versão de impressão e arquivo desta receita: aqui.

Usei:

1 Chávena de café de bulgur
½ Chávena de chá de arandos secos
2 c sopa de pinhões
2 c sopa de nozes
1 Cebolinha nova
Sal & pimenta
Sumo de ½ limão
Azeite

Fiz assim:

Hidratar o bulgur juntamente com os arandos em caldo quente da sua preferência, ou apenas em água, durante pelo menos 4 horas, (se for mais não faz mal).
Escorrer e reservar.
Numa frigideira de fundo espesso e de preferência anti-aderente, torrar ligeiramente os pinhões e as nozes picadas de forma grosseira. Retire do lume e reserve.
Na mesma frigideira, deitar um fio de azeite, quando estiver bem quente, deitar a cebolinha picada e deixar murchar.
Junte o bulgur e os arandos e salteie durante uns minutos, até os sabores incorporarem.
Tempere com um pouco de sal e pimenta preta acabada de moer, e incorpore os frutos secos.
Regue com o sumo de limão, envolva e sirva morno.

Notas:

Se não encontrar arando seco, substitua por passas de uva, não é que seja parecido em sabor mas tem quase a mesma consistência e combina muito bem com o bulgur, as nozes e os pinhões.
Caldos caseiros,
aqui.
Outras saladas com sêmolas:
Couscous com grão de bico, bulgur com sementes e legumes, quinoa com especiarias.
Adaptado daqui.

24 comentários:

  1. Bulgur foi um dos ingredientes que trouxe na minha mala para experimentar. Estou é com a "ligeira" impressão que não vai ser muito bem aceite. Vamos lá ver como é que eu dou a volta ao caso! Esta saladinha parece-me deliciosa e bem leve! :o)

    Beijos

    P.S. A adaptação está a reenviar para o link dos muffins... :P

    ResponderEliminar
  2. Estou em pulgas para experimentar os arandos...infelizmente ainda não foi este fim-de-semana. Mas é bem provável que ainda os teste esta semana com a tua saladinha.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Uma salada assim vinha mesmo a calhar para o meu almoço! :-)

    Muito interessante e original, essa combinação.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Marizé parece estar deliciosa adorei. Um bjo Natércia...

    ResponderEliminar
  5. esta mto apetitosa essa salada!!bjs

    ResponderEliminar
  6. Que boa combinação de ingredientes. Quando tiver os arandos na minha "mão" hei-de fazer esta saladinha também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Belíssima salada!Vale a pena anotar!Boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Marizé, nem bulgur nem arandos, infelizmente vou ficar esperando oportunidade melhor para conhecer estas delícias.

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta sugestão, pois adoro este tipo de salada tb. Eu só teria que omitir os pinhões. Nunca vi aqui, nem em revistas.
    No Brasil sei que tem uns bem grandes, pois se fazia na minha casa. Minha irmã adora.
    Obrigada pelas felicitações pela passagem do meu aniversário.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Não conheço o sabor nem do arando nem do bulgur :( Mas tem uma cara óptima :)

    ResponderEliminar
  11. Adoro esses ingredientes versáteis... são realmente ótimos para se inventar coisas^^
    Kisss!

    ResponderEliminar
  12. Marizé, quando puderes passa no meu blog tenho lá um mimo para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. gostei dessa salada, só falta fazer para experimentar!

    ResponderEliminar
  14. Esta receita é muito original. Nunca fiz nada parecido e portanto estou com muita curiosidade em um dia destes passa-la à prática.

    ResponderEliminar
  15. Bem... Que aspecto maravilhoso! Acho que vou fazer.

    ResponderEliminar
  16. Marize, adoro saladas assim. eu nunca provei o bulgur, mas tenho certeza que ficou uma rica salada e adoro essas combinacoes com nuts e frutas secas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso de bulgur, arandos nunca provei mas tenho uma enorme curiosidade.
    Esta salada é uma combinação bem original!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Essa salada seria perfeita para meu jantar....parabéns pela criatividade.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  19. Está com um aspecto delicioso
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Marizé, adorei a mensagem, principalmente por vir de alguém que considero profissional na arte do cozinhar e blogar. Beijo grande!
    Renata

    ResponderEliminar
  21. Fabuloso! Na maioria das vezes que venho a este blog saio daqui com a sensação de ignorância total...Bulgur?!?!? Arandos?!?!? Com coisas tão boas que por aqui andam e eu nem conheço estes ingrediente. parabéns pela originalidade e mistura de sabores!

    ResponderEliminar
  22. Marizé, cá estou eu outra vez mas é para te dar as boas vindas ao maravilhoso mundo do intercâmbio culinário :) Obrigada pela tua participação. É uma dupla fantástica. Agora os teus tachos vão ensaiar uma comidinha brasileira ;)
    Abraço

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.