quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ervilhas à francesa

Não me canso de encontrar novas formas de incluir os legumes nas refeições do dia-a-dia, e nisso o Livro de M. Lurdes Modesto “Cozinhar com vegetais” é uma das minhas mais preciosas ferramentas.
Os legumes para nós cá em casa são cada vez mais o prato principal sem que isto queira dizer que não gostamos de carne e peixe, mas certo é que conseguimos ser sempre surpreendidos por um prato de legumes enquanto que com a carne e peixe já não há muito a acrescentar.
Estas ervilhas foram feitas para acompanhar um assado no forno, mas no dia seguinte e com o que sobrou serviu de almoço com uns ovos a acompanhar.
Usei:

500g de ervilhas
½ Chouriço de carne picado (ou bacon)
2 c sopa de manteiga
1 Cebola picada
1 Alface
1 c café de açúcar
Sal & pimenta

Fiz assim:

Aloure o chouriço numa c sopa de manteiga, junte a cebola e deixe amolecer.
Junte depois as ervilhas e deixe transpirar.
Forre o fundo de um tacho pesado com metade da alface, deite por cima as ervilhas e o chouriço e cubra com a restante alface.
Tempere de sal, pimenta e açúcar, tape o tacho e deixe cozer em lume muito brando durante 45m sacudindo o tacho de vez em quando.
Na altura de servir junte a restante manteiga e envolva.

Notas:

Para as ervilhas não secarem durante a cozedura, volte a tampa do tacho ao contrário e encha de gelo ou água gelada.

Ligeiramente adaptado de: “Cozinhar com vegetais” de Maria de Lurdes Modesto

8 comentários:

  1. Cá em casa também gostamos muito de legumes! Desse modo nunca fiz, parece-me muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo muito de ervilhas, mas cá em casa o meu Esparguete não gosta...
    Esta receita é, de facto, surpreendente!
    Gostei muito. :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje jantei coelho com ervilhas estufadas! São deliciosas, imagino assim :)

    ResponderEliminar
  4. eu adoro ervilhas e na altura em que chegam fresquinhas hum arranjo sempre parecido. mas sem a alface. tenho de experimntar esta versao.
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Marizé, gostamos muitos dessas ervilhas frescas aqui, com o sabor do chouriço (bacon) acredito terem ficados deliciosas, tanto com a carne como com os ovos. Sugestão a ser adotada!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Uau! A foto está bastante apelativa. Acho que vou gostar desse livro da Maria de Lurdes Modesto...

    ResponderEliminar
  7. Os pastéis de requeijão com espinafres vão fazer parte da minha ementa de Ano Novo. Obrigada. Um feliz 2010!

    ResponderEliminar
  8. ^_^ Quando vi «Ervilhas à Francesa» pensei: será que é a mesma receita da minha Mãe?... vim espreitar e de facto não é. É certamente excelente!!! No entanto as que faço também para acompanhamento de qualquer tipo de carnes estufadas ou assadas é um pouco mais simples e sempre deliciosa (pelo menos para o meu marido que adora ervilhas) :) então eu apenas amoleço a cebola picada em manteiga e junto em seguida as ervilhas e sal q.b., coloco a tampa no tacho e deixo transpirar em lume brando (mexendo de vez em quando) até as ervilhas ficarem tenrinhas. Mais simples do que isto... não sei ;)

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.