sexta-feira, 19 de junho de 2009

Gelado de menta com pepitas de cacau

Sabem aquele ditado que diz: “quanto mais me bates mais eu gosto de ti”?! Com a menta do meu jardim é: “quanto mais me cortas mais eu cresço “.
Segundo o livro: “The flavor bible” a menta chocolate é assim chamada porque é a única erva aromática que combina com este alimento dos deuses, ora sendo eu uma chocodependente e uma apaixonada por ervas aromáticas não podia deixar de fazer esta maravilha.
No que respeita a sobremesas os gelados são sempre a minha ultima escolha, mas com este eu rendi-me…


Versão de impressão e arquivo

Usei:

400 ml de natas
350 ml de leite
1 Chávena de açúcar
6 Gemas
2 Chávenas de folhas frescas de menta chocolate
1 c chá de extracto de menta com base alcoólica (ou vodka)
160g de nibs de cacau (ou chocolate forte picado)

Fiz assim:

Lave muito bem as folhas de menta e seque com papel de cozinha.
Leve o leite e 200 ml de natas ao lume, junte as folhas de menta, e assim que começar a querer levantar fervura retire do lume, tape e deixe em infusão até quase arrefecer.
Bata as restantes natas com um pouco do açúcar da receita e quanto estiverem firmes reserve no frigorifico.
Volte a aquecer o leite com a menta. Retire do lume e passe pelo passador pressionando as folhas para retirar todo o líquido, descarte as folhas e reserve o leite aquecido.
Bata as gemas com o restante açúcar e quando estiverem esbranquiçadas vá adicionando o leite em fio batendo sempre. Leve ao lume mexendo sempre até a mistura cobrir as costas da colher. Retire do lume e deixe arrefecer.
Por fim envolva as natas batidas, o extracto de menta e as nibs.
Coloque na sorveteira, ou em tabuleiro tapado com película no congelador e mexa com um garfo de 2 em 2 horas até solidificar.

Notas:

Como não tinha quantidade suficiente de nibs de cacau juntei um pouco de chocolate negro (70%) picado finamente, o sabor ficou muito bom mas alterou a bonita cor esverdeada da menta.
O extracto de menta que usei foi feito o ano passado e usei vodka como base, a função é manter o gelado cremoso sem alterar o sabor, pode usar apenas vodka.

Adaptado de: Simply recipes

9 comentários:

  1. Gelado tão bom, adoro gelados.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro gelado... mas menta e chocolate! Ai é uma perdição!

    ResponderEliminar
  3. Eu também não deixaria esse gelado pra última opção, concerteza!
    Ficou maravilhoso!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Acho que também vou experimentar este teu gelado. Adoro esta combinação!

    ResponderEliminar
  5. Acontece o mesmo cá em casa, a minha hortelã está com a força toda e já a cortei rente! Voltou a crescer desalmadamente mas a minha, infelizmente, não é menta chocolate! O gelado ficou com um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  6. e eu amooooo amooo amoooooo essa combinação!

    ResponderEliminar
  7. Marizé, deve ter ficado divino com menta de casa!!!!
    Hummmmmmmm!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. Está bem tentador esse gelado. Ainda não inaugurei a época dos gelados cá em casa mas é mesmo por falta de tempo porque agora com este calor, já se justifica.

    ResponderEliminar
  9. Hummmm... que gelado maravilhoso!!!
    A combinação do chocolate com a menta é.. P-E-R-F-E-I-T-A!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.